RETIRADA ENDOSCÓPICA DE CORPO ESTRANHO
O que é?
A Retirada Endoscópica de Corpo Estranho é uma forma de endoscopia de caráter emergencial realizada com o objetivo de remover um item ingerido que ainda está alojado em local impróprio.
Um corpo estranho no trato digestivo decorre da ingestão de uma estrutura que não faz parte da nossa dieta. Esse tipo de acidente geralmente acomete mais as crianças, atingindo cerca de 80% delas nessa fase. Os objetos mais propensos a serem engolidos são: moedas, baterias e partes pequenas de brinquedos. Quando algo assim ocorre à adultos, normalmente é de forma acidental, devido à distúrbios motores, ou em portadores de distúrbios psiquiátricos, pessoas desprovidas de dentição natural, idosos, entre outros.
Impactação alimentar é quando algum tipo de alimento que ingerimos fica preso em algum segmento do trato digestivo. Os alimentos que mais causam impactação são as carnes vermelhas, espinhas de peixe e vegetais crus.
Este exame é realizado com anestesia geral nas crianças, devido à falta de colaboração.
Quando o procedimento é indicado?
A Retirada Endoscópica de Corpo Estranho é recomendada em casos de:
- Ingestão de objetos rombos maiores que 2cm;
- Ingestão de objetos impactados no esôfago;
- Quando os objetos não são eliminados após 4 semanas;
- Obstrução de esôfago (risco de aspiração);
- Baterias no esôfago;
- Objetos pontiagudos;
- Impactação alimentar sem obstrução total;
- Imãs ao alcance endoscópico.
Qual o preparo para a remoção?
Por se tratar de um acidente em caráter de emergência, não há preparo para a execução do procedimento. Recomenda-se que o paciente procure ajuda médica em até 2 horas após o ocorrido.
[…] Veja também como é feita a retirada endoscópica de corpo estranho. […]