O exame de Manometria serve para certificar a função motora do esôfago por meio de um cateter posicionado no esôfago. Também analisa as pressões do órgão durante o consumo de água e repouso, avaliando, desse modo, a movimentação dele. É através dele que se verifica a quantidade de ácido presente neste órgão e para quantificar quanto que passa por ele durante 24 horas. Destaca-se, ainda, por avaliar as pressões dos esfíncteres inferior e superior, assim como todo o corpo esofagiano.
O exame de Manometria deve ser feito com critério. O ISA conta com um aparelho de alta resolução, fazendo assim o exame de Manometria de alta resolução. Mais um diferencial do ISA! confira abaixo outras informações.
Como o exame de manometria deve ser realizado?
Antes de realizar o procedimento, algumas orientações sobre o preparo do exame serão passadas. A manometria é feita por um médico especializado, que inicia inserindo uma sonda plástica fina e flexível por uma das narinas.
As narinas são anestesiadas e lubrificadas para oferecer mais conforto durante a inserção da sonda, que passará pela garganta e chegará ao esôfago.
Pode ser que o paciente sinta algum tipo de desconforto passageiro; porém, o esôfago se ajustará rapidamente à presença dela. Em seguida, a sonda será conectada a um aparelho que irá infundir água destilada numa proporção muito lenta.
Por estar conectada a um computador, tudo será registrado, principalmente os gráficos de pressões esofágicas. O paciente estará de barriga para cima durante todo o exame, fará movimentos de deglutição para auxiliar na avaliação das pressões e outras instruções do médico. Logo após a retirada completa da sonda, a pessoa já poderá se alimentar e seguir o seu dia normalmente.
Antes de entender como o exame é feito, convém saber sobre a sua capacidade de identificar tanto as alterações primárias quanto as secundárias, fornecendo dados objetivos, como mensurações e gráficos.
A partir disso, consegue-se avaliar o peristaltismo, a amplitude e velocidade das ondas de deglutição. Além disso, é possível ter uma avaliação sobre o funcionamento do Esfíncter Superior do Esôfago (E.S.E) e do Esfíncter Inferior do Esôfago (E.I.E), incluindo suas pressões em repouso, localizações e relaxamento.
Esses dados são úteis e são usados por várias especialidades, a seguir veja algumas delas:
- Gastroenterologia;
- Cirurgia do aparelho digestivo.
- Dermatologia;
- Cardiologia;
- Otorrinolaringologia;
- Neurologia;
- Pneumologia;
Cada especialidade pode interpretar essas informações conforme a sua área de atuação e necessidades clínicas. Consegue-se, portanto, ter um diagnóstico mais preciso e um plano de tratamento adequado para cada paciente.
Onde realizar o exame de manometria em Goiânia e região?
Para fazer o exame de manometria, dirija-se para o Instituto De Saúde Assistida, referência em Goiânia e região em exames de imagem. Possuímos médicos especialistas neste procedimento e equipamentos modernos para melhor lhe atender.
Para agendar seu exame ou sua consulta com gastro via Whatsapp, acesse este link.