O exame de manometria permite que o médico avalie todo o esôfago, que é um aparelho digestivo que transporta todos os alimentos da boca até o estômago.
Esse exame é no momento o padrão ouro, pois é o mais utilizado para os estudos do peristaltismo (movimentos coordenados que permitem a progressão do bolo alimentar) e também das alterações da motilidade do esôfago.
Veja tudo sobre esse exame no artigo abaixo e tire todas as suas dúvidas.
o que é exame de Manometria esofágica
O exame dentro do ambulatório consegue identificar as alterações, sejam elas primárias ou secundárias, pois conseguem fornecer os dados objetivos (mensurações e gráficos) sobre o peristaltismo que avalia toda a propagação, amplitude e velocidade das ondas de deglutição, o Esfíncter Superior do Esôfago (E.S.E) e o Esfíncter Inferior do Esôfago (E.I.E) com relação a pressões em repouso, localizações e relaxamento.
Todos esses dados são usados por várias especialidades, dentre elas, a cirurgia do aparelho digestivo, Gastroenterologia, pediatria, cardiologia, pneumologia, otorrinolaringologia, neurologia e dermatologia.
Preparo para o exame de Manometria
Antes de realizar o exame de Manometria é necessário seguir algumas recomendações, veja:
- Na noite anterior ao exame de manometria indica-se não beber e não comer nada após a meia noite, até que seja realizado o procedimento.
- Os remédios de uso contínuo como, medicação para o coração ou hipertensão arterial, devem ser tomados com água, mas com poucos goles, no período da manhã.
- Caso o paciente não faça o desjejum ou tenha diabetes, isso pode afetar na necessidade de usar uma medicação antidiabética. Normalmente a metade da dose que é acostumada é tomada no período da manhã. Isso precisa ser passado para o médico no momento da consulta, para que ele possa fazer a instrução de acordo com o caso clínico.
- Os medicamentos que não são de uso contínuo não podem ser tomados no dia de fazer o exame, somente após concluir. Esses medicamentos são: analgésicos em geral, tranquilizantes ou sedativos, antieméticos, antispasmódicos ou pró-cinéticos.
Como é feito o exame de Manometria?
Além das pessoas terem dúvida sobre o exame de manometria, elas ficam na dúvida de como é feito. Não se preocupe, pois vamos esclarecer todas as suas dúvidas.
O exame é feito por um médico especializado, ele começa colocando uma sonda plástica, totalmente flexível e com o calibre super fino, por uma das narinas.
Antes de tudo, as narinas são anestesiadas e lubrificadas com geléia de Xylocaína, para que a sonda seja empurrada delicadamente, passando devagar pela garganta, chegando no esôfago, que chega até o estômago.
Durante essa fase do exame de manometria, o paciente pode sentir um pequeno desconforto que passa rapidamente. A sonda ao ser passada, o esôfago acaba ajustando a mesma rapidamente.
A partir desse momento a sonda é conectada ao aparelho que irá disparar água destilada pelo canal da sonda com uma taxa de infusão bastante lenta de (0,6 ml/min), além de se conectar ao computador para demonstrar os gráficos.
Feito o exame, ainda com o paciente deitado com a barriga para cima, será feita a retirada da sonda de modo escalonada (observando as pressões do esôfago centímetro por centímetro). Além disso, o paciente deverá fazer movimentos de deglutição para engolir pequenas quantidade de água (muito importante que o paciente respeite as normas e engula somente quando for solicitado, já que as deglutições feitas no momento errado, acaba atrapalhando a leitura das pressões e prolongando o exame).
Ao finalizar o exame e a sonda ser retirada totalmente, o paciente pode seguir para cada normalmente e se alimentar do que desejar.
Esse exame leva 30 minutos. O exame não pode ser feito com sedação, pois precisa da cooperação e das informações do paciente.
O exame de Manometria dói?
O exame de manometria apesar de ser desconfortável, ele não é um procedimento doloroso, pois a narina em qual o tubo será inserido, é anestesiada.
A partir do momento em que a sonda estiver no lugar, o paciente consegue respirar e falar normalmente.
Os seus efeitos são adversos, eles incluem uma pequena irritação na garganta. Pode acontecer de durante a sua inserção, a sonda acabar entrando na laringe e causar tosse.
Quando esse erro acontece, rapidamente o erro é reconhecido, removendo o tubo. Portanto, é necessário muito cuidado para colocar a sonda, principalmente nos pacientes que possuem dificuldades para engolir, já que sem uma deglutição correta, o esfíncter esofágico superior acaba desviando do caminho natural, gerando o desconforto.
Onde realizar o exame de Manometria em Goiânia?
Recomendamos o Instituto De Saúde Assistida, hà mais de 30 anos no mercado de exames de imagem, sendo uma referência regional no quesito qualidade e segurança.
Qual é o valor de uma Manometria em Goiânia?
Nos últimos anos, o exame de Manometria passou por um grande desenvolvimento. Por isso, os avanços tecnológicos da especialidade reuniram com os melhores profissionais da área no Brasil.
Além disso, a clínica conta com ótimos equipamentos de alta resolução, com o raciocínio diagnóstico e com a adoção dos novos termos e classificações de antigas doenças patologias.
Por ser uma clinica bem preparada, com ótimos estudos e com equipamentos de primeira, o exame de manometria em Goiânia e indicada e recomendada por todos os médicos.
Acesso o nosso site e entre em contato para fazer o seu orçamento!
Quanto custa o exame de Manometria em Goiânia?
O exame possui um valor acessível para os pacientes, mesmo ele possuindo um grau de complexidade.
Para realizar o exame de manometria em Goiânia, você precisará se deslocar até a clínica para agendar e pegar as recomendações. Nesse momento será passado o valor do procedimento, mas não se preocupe, a clínica está sempre visando a sua saúde e bem estar, o exame será feito com o máximo de cuidado, para poder identificar o seu problema.