Muito conhecida pelo seu efeito anestésico, a cetamina é uma opção de tratamento para transtornos psicológicos. Pesquisas recentes têm apontado a eficácia deste medicamento no combate a quadros de depressão resistente, ansiedade severa, Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) e de ideação suicida.
Nesse cenário, preparamos um artigo sobre como funciona a cetamina e como seu uso como opção de tratamento para transtornos psicológicos pode ajudar. Acompanhe a seguir e saiba mais:
Como funciona a ação da cetamina para tratar transtornos psicológicos?
Em primeiro lugar, destaca-se que a cetamina tem aprovação desde a década de 1960 para fins anestésicos. Hoje, seu uso estende-se também como opção de tratamento para transtornos psicológicos. Para isso, os profissionais de saúde administram doses mínimas que promovem efeitos cerebrais terapêuticos.
O mecanismo de ação envolve a modulação de neurotransmissores – como é o caso do glutamato, que auxilia na capacidade de adaptação e de construção de novas conexões neurais do cérebro – o que é fundamental para o tratamento dos sintomas dos transtornos psicológicos.
Um dos diferenciais da cetamina em relação a outras alternativas para tratamento de transtornos psicológicos é a sua rápida ação. Por isso, essa pode ser uma recomendação para pacientes com depressão que não respondem a tratamentos convencionais, uma vez que os resultados já podem ser percebidos nas primeiras 24 horas após a aplicação.
Como ocorre a administração da cetamina?
A medicação pode ser administrada de diversas formas, entre as quais estão os sprays nasais e as infusões intravenosas (método mais comum). A escolha do método ideal pode variar de acordo com o caso de cada paciente e as sessões são personalizadas levando em consideração suas necessidades.
Em geral, o protocolo envolve múltiplas sessões. Vale destacar, porém, que em todos os casos, a administração da cetamina como tratamento para transtornos psicológicos deve ser realizada por um profissional especializado, em clínicas ou ambientes hospitalares.
Essa condução é fundamental, sobretudo ao se considerar a possibilidade de efeitos colaterais, como náusea, sedação ou até mesmo o aumento temporário da pressão arterial.
Por que a cetamina é uma opção revolucionária de tratamento para transtornos psicológicos?
A cetamina é uma opção revolucionária de tratamento para transtornos psicológicos, uma vez que apresenta uma esperança para pacientes que não tiveram os efeitos esperados com os métodos de tratamento tradicionais.
Além disso, ele possui o potencial de proporcionar um rápido alívio para os pacientes que enfrentam limitações no seu dia a dia devido a esses transtornos.
É preciso lembrar, porém, da importância de realizar a administração com cautela e responsabilidade, considerando seus efeitos colaterais e visando sempre o bem-estar e qualidade de vida dos pacientes.
Sendo assim, se você ou alguém que você conhece está passando por esse problema, procure a orientação de um profissional especializado para entender se o tratamento é ideal para o seu caso.