O objetivo deste material é explicar com detalhes quais as doenças que podem ser tratadas pelo medicamento e para que serve o Stelara. Continue por aqui para conferir essas informações e saber onde aplicar o medicamento.
Para que serve o Stelara?
Stelara é um medicamento capaz de tratar uma série de doenças. Entre elas se destacam a Doença de Crohn, Colite Ulcerativa, Psoríase em Placa e Artrite pediátrica. Importante reafirmar que esse medicamento só poderá ser administrado por meio da prescrição médica e as respostas de cada paciente sendo informadas imediatamente ao médico prescritor.
Doença de Crohn
É uma doença que compromete o intestino. Esse medicamento é indicado para tratamento dessa doença na fase ativa de morada a grave. Para isso, é necessário ter tido uma resposta não satisfatória à terapia convencional, ou ter sido intolerante a ela.
Uma das causas comuns para o uso do Stelara é ter tido uma resposta inadequada ao anti-TNF-alfa, ou ter contraindicação para essas terapias.
Colite Ulcerativa
A situação é parecida com anterior, exceto a parte do anti-TNF-alfa, mas é preciso citar também a má resposta ao uso de medicamentos biológicos. Nesse caso, a dosagem varia conforme as particularidades de cada cenário.
Artrite Psoriásica
O Stelera pode ser utilizado isoladamente ou ser combinado com o metotrexato para tratar a artrite psoriásica ativa em adultos. Isso é comum quando não existiu uma resposta adequada ao tratamento com drogas que modifiquem a doença.
Psoríase em Placa
Existe a indicação para tratar a psoríase em placa, tanto moderada como grave, em adultos que não tiveram respostas adequadas a outras abordagens terapêuticas, como:
- Ciclosporina;
- Metotrexato;
- Radiação ultravioleta A.
Já em crianças com idade superior a 6 anos, a utilização também é indicada, caso tenham sido intolerantes a outras terapias.
Quais são as formas de obter o medicamento?
O medicamento pode ser adquirido via programas de suporte ao paciente, via particular e através da judicialização. Por isso, a forma dependerá da situação, patologia e maneira mais indicada para ter acesso ao Stelara.
É possível conseguir o medicamento via particular. O próprio ISA fica encarregado de providenciar o medicamento e realizar a infusão, com preços acessíveis e um atendimento completo durante toda jornada do paciente.
Através dos programas de suporte ao paciente (PSP)
No Instituto De Saúde Assistida, contamos com a parceria de programas de suporte ao paciente (PSP). Estes programas apoiam pacientes que não possuem Plano de Saúde e que recebem a medicação através do Sistema Único de Saúde (SUS) mas não tem onde aplicá-la.
Este apoio é realizado através do subsídio da aplicação das medicações junto a clínicas de infusão habilitadas. Na maior parte dos casos, o médico é o responsável por realizar o primeiro cadastro do paciente junto ao programa.
Apesar disso, é comum segurados da saúde suplementar e pacientes que dependem do SUS terem dificuldade de acessar esta medicação de alto custo.
Onde aplicar o Stelara?
A aplicação se dá por meio de uma injeção subcutânea, contudo, a dosagem e o lugar em que será aplicado depende das particularidades do caso. Por consequência disso, é necessário que um médico análise qual será a melhor estratégia.
Não basta apenas aprender para que serve o Stelara e quais doenças trata, porque é preciso ter uma aplicação segura. No Instituto De Saúde Assistida, você tem acesso à um excelente atendimento humanizado. confira a nossa pagina especial para saber mais.
Para agendar a sua infusão ou tirar suas dúvidas via Whatsapp, acesse este link.