Doença de Crohn

Saber mais sobre o que é Doença de Crohn pode ajudar muito os pacientes.

Desse modo, mostraremos do que se trata, os sintomas e quais os melhores tratamentos.

Conhecendo melhor sobre tudo isso você se sentirá mais seguro quando precisar procurar um médico que irá tratar da sua doença.

Amplie seu entendimento sobre o que é Doença de Crohn

A Doença de Crohn é uma doença que afeta o sistema digestivo. Ela afeta principalmente o intestino grosso (cólon) e a parte inferior do intestino delgado (íleo), contudo, não se descarta a possibilidade de atingir outra parte qualquer do trato gastrointestinal.

Essa inflamação é muito invasiva, comprometendo, assim, todas as camadas da parede do intestino, que são a serosa, muscular, mucosa, e submucosa.

Ela é crônica e, possivelmente, resulta de uma desregulação do sistema de defesa do organismo (sistema imunológico).

Alguns fatores podem colaborar para a manifestação dessa doença que são: ambientais, genéticos ou infecciosos.

Ela geralmente ocorre sem fazer distinção entre homens e mulheres e, na maioria dos casos, em parentes próximos. A faixa etária em que mais se observa essa doença é entre os 20 e 40 anos. Também é frequente perceber que há muito mais risco para quem fuma. É preciso, portanto, tomar muito cuidado com essa doença, pois ela é um fator de risco para desenvolver um câncer de intestino.

Médico cuidando da paciente

Saiba mais sobre os sintomas dessa doença

Seus principais sintomas são, por exemplo:

  • Febres;
  • Dores abdominais associadas à diarreia;
  • Devido à dificuldade para absorção de nutrientes a pessoa pode ficar enfraquecida;
  • Sangramento retal;
  • Perda de peso.

Nesta doença, portanto, as dores abdominais e diarreias acontecem depois das refeições. Alguns outros sintomas podem se manifestar como hemorroidas, lesão da região anal, fístulas, abscessos e fissuras.

Há também aqueles que podem aparecer como, por exemplo, lesões de pele, dores nas articulações, pedras na vesícula e nos rins, aftas e inflamação dos olhos.

Deve-se preocupar mais com complicações como a presença de perfurações no intestino podendo drenar para a bexiga, vagina e região perineal e também a obstrução intestinal.

Descubra as opções de tratamento mais eficazes para essa condição.

Mulher conversando com a médica

Deve-se realizar o tratamento de acordo em etapas, ou seja, conforme a fase evolutiva da doença, podendo ser leve, moderada e grave.  Há um sistema que mede a atividade da doença com base nas dores abdominais, surgimento de fístulas, número de evacuações, manifestações patológicas e indisposição geral. Isso possibilita saber qual é a fase da doença em que o paciente está.

Caso ela seja leve, o médico acompanhará a evolução do quadro da pessoa que irá se tratar dessa doença.

Trata-se de uma doença que não possui cura, contudo, os medicamentos são direcionados a conter o desregulado processo de inflamação do intestino, controlando também os sintomas. Desse modo, não se descartam as crises, elas podem diminuir, mas não desaparecem completamente.

Existe a possibilidade de utilizar corticosteroides por via oral nas fases mais agudas.

Caso o paciente não responda a esse tratamento, à medicamentos  biológicos infusionais que são indicados, pois eles apresentam um avanço significativo para o tratamento na condição crônica.

Infliximabe: frasco-ampola com 100 mg
Adalimumabe: seringas pré-preenchidas com 40 mg
Metilprednisolona: solução injetável 500 mg
Hidrocortisona: solução injetável de 100 e 500 mg

Esses medicamentos atuam diretamente no sistema imunológico sendo muito eficazes para controlar a inflamação intestinal. Isso contribui para prevenir as recorrências da doença, ajudando, assim, a reduzir os sintomas. Ao utilizá-los, contudo, é preciso ter cautela, ou seja, seu médico precisa sempre monitorá-los, avaliando os possíveis efeitos colaterais e como o paciente esta reagindo a ele.

A cirurgia apenas é indicada em quadros graves da doença perineal, obstrução intestinal, fistulas e hemorragias.

O Instituto De Saúde Assistida é a clinica de referência regional em Goiás para o tratamento dessa doença de maneira segura e eficaz.

No ISA, tem-se o Centro de Infusão de medicamentos, um local especializado em realizar a infusão de diversos medicamentos para tratamento de doenças Imunobiológicas de forma profissionalizada com uma estrutura de alto padrão e uma equipe de profissionais de áreas multidisciplinares.

Sendo assim, acesse nosso site e conheça mais sobre nossos serviços.

 

AGENDE SUA INFUSÃO OU TIRE SUAS DÚVIDAS NO WHATSAPP: (62) 9 9512-8670

 

Deixe um Comentário