Mulher com suspeita de retocolite

É muito importante conhecer mais sobre o que é Retocolite Ulcerativa, pois há uma atualização do protocolo para essa doença que foi atualizada pelo Ministério da Saúde.

Mostraremos também, a seguir,  o que é essa doença e onde você pode tratá-la em Goiânia.

Saber mais sobre esse assunto pode ajudar de maneira significativa os pacientes que estão com essa doença e precisam de um tratamento eficaz.

Entenda melhor o que é Retocolite Ulcerativa

A retocolite ulcerativa é uma doença inflamatória intestinal crônica que atinge principalmente a mucosa do reto e do cólon, causando ulcerações e inflamação.

Ela não é contagiosa e afeta a mucosa que é a camada mais superficial do intestino. A faixa etária dos 15 a 30 anos de idade é a que mais apresenta esse tipo de doença, apesar de não se descartar a ocorrência em qualquer fase da vida.

Seus sintomas se manifestam devido à uma resposta imunológica anormal. E os mais comuns são: cólicas abdominais, diarreia frequente, urgência para evacuar e sangramento retal.

É necessário realizar o tratamento para controlá-los, evitando, assim, que o problema se agrave.

Ela é diferente da doença de Crohn, pois não atinge toda a espessura da parede intestinal. Além disso, é difícil de se estender para o intestino delgado.

Mulher com dores intestinais

Descubra onde tratar Retocolite em Goiânia

O Instituto De Saúde Assistida é uma clínica especializada em Goiânia onde se realiza o tratamento da retocolite de maneira muito eficaz em seu Centro de Infusão através de medicamentos Imunobiológicos, onde os principais são: 

De uso intravenoso:

  • Natalizumabe (Tysabri)
  • Alemtuzumabe (Lemtrada)
  • Ocreluzumabe (Ocrevus)
  • Mitoxantrona (Novantrone)

De uso oral:

  • Fingolimode (Gilenya)
  • Cladribina (Mavenclad)
  • Teriflunomida (Aubagio)
  • Fumarato de dimetila (Tecfidera)

 


Centro de Infusão de Medicamentos do ISA

 

Geralmente esse tratamento é feito com a supervisão de um Gastroenterologista ou Coloproctologista. Ele fará uma avaliação detalhada, apresentando todo o histórico médico. Após isso ele indicará o tratamento adequado ao seu paciente de forma personalizada. Agende sua consulta aqui!

Dr. Gabriel Alves Carrião – Médico Coloproctologista
CRM-GO: 23786
RQE: 17261

 

Os medicamentos que normalmente o médico prescreve, nesse caso, são para aliviar os sintomas e controlar, então, a inflamação. Eles podem ser anti-inflamatórios, imunossupressores e até mesmo medicamentos biológicos.

É muito importante que sempre haja o acompanhamento médico para analisar se os medicamentos estão dando resultados e, se necessário, controlar os efeitos colaterais deles.

Em casos mais graves o especialista irá encaminhar o paciente para a cirurgia que pode envolver a remoção de parte ou de todo o cólon.

Médica examinando a paciente

Informe-se mais sobre o Protocolo Retocolite

O ministério da Saúde aprovou a atualização do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) da Retocolite Ulcerativa (RCU). O documento orienta o tratamento que se realiza através do SUS.

Isto aconteceu após a incorporação do citrato de tofacitinibe para tratamento de pacientes que não tiveram sucesso com medicamentos convencionais anteriores, nos estágios moderado e grave dessa doença.  Também ocorreu uma atualização depois de incorporarem os medicamentos infliximabe e vedolizumabe para RCU.

Essas atualizações ajudam os profissionais do SUS a tratarem seus pacientes de forma mais eficiente, pois eles teriam, então, mais opções de medicamentos para conseguirem o sucesso do tratamento.

Sendo assim, acesse página especial e conheça melhor os nossos serviços relacionado a infusão de medicamentos.

 

AGENDE SUA INFUSÃO OU TIRE SUAS DÚVIDAS NO WHATSAPP: (62) 9 9512-8670

Deixe um Comentário