ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA ADULTO E PEDIÁTRICA
O que é?
A Endoscopia Digestiva Alta é um exame recomendado para o diagnóstico de problemas do sistema digestivo e doenças do esôfago, estômago e duodeno. O procedimento é realizado através de um aparelho flexível equipado com câmera e iluminação que permitem a visualização de todo o trajeto percorrido durante o exame em um monitor, para o qual são transmitidas as imagens, abrangendo desde a boca até o início do duodeno.
Geralmente, o exame é aplicado com spray anestésico local, medicação sedativa leve ou endovenosa, para que o paciente não se mova durante a endoscopia e fique mais relaxado ao longo do processo. A Endoscopia dura em torno de 20 minutos, podendo variar de acordo com a complexidade do caso. O exame deve ser realizado após orientação médica.
Qual o objetivo do exame?
A Endoscopia Digestiva Alta tem como objetivo proporcionar diagnósticos de gastrite, esofagites, varizes de esôfago, úlceras, hérnia hiatal, duodenites e câncer. Além disso, o exame também é eficiente para a realização de:
- Diagnóstico de H. Pylori (bactéria nociva identificada por laboratório através da análise de material colhido na Endoscopia)
- Dilatações
- Biópsias de lesões
- Passagem de sondas e cateteres
- Acompanhamento após cirurgias digestivas
- Retirada de pólipos
- Retirada de corpo estranho
- Diagnóstico das causas de sangramento e seu tratamento
- Acesso à via biliar por procedimentos cirúrgicos
Qual o preparo para o exame?
Para a realização da Endoscopia Digestiva Alta é necessário:
- Comparecer a recepção 15 minutos antes do horário agendado para o exame;
- Trazer uma toalha de rosto;
- O paciente deve estar em jejum de 8h (alimentos) e 4h (água);
- O paciente deve vir com acompanhante maior de 18 anos com condições de ajudá-lo a voltar para casa (sem a presença do acompanhante o exame não poderá ser realizado);
- O paciente não pode dirigir ou andar de moto após o exame (devido a sedação);
- Trazer carteira do convênio, pedido médico do exame autorizado pelo convênio e cédula de identidade (RG).
Além disso, é muito importante que o paciente tenha uma dieta leve no dia anterior e não consuma alimentos de difícil digestão. Em alguns casos, pode ser necessário suspender alguns medicamentos a pedido do médico solicitante.